4º BIMESTRE
CULTURA E IDEOLOGIA
É COMUM OUVIRMOS DIZER QUE UM INDIVIDUO É CULTO PORQUE FALA VÁRIOS IDIOMAS OU CONHECE MUITAS OBRAS DE LITERATURA E DE ARTE. COSTUMA-SE DIZER, AINDA QUE UMA PESSOA NÃO É CULTA SE NÃO DOMINA DETERMINADOS CONHECIMENTOS. INDO ALÉM DO PLANO INDIVIDUAL, HÁ QUEM COMPARE DIFERENTES POVOS E AFIRME QUE A CULTURA DE UM É MAIS SOFISTICADA E COMPLEXA QUE A DE OUTRO. ESTE TIPO DE AVALIAÇÃO, BASEADA NO SENSO COMUM, COMPORTA ELEMENTOS IDEOLÓGICOS QUE NOS LEVAM A PENSAR NA POSSÍVEL SUPERIORIDADE DE ALGUNS INDIVÍDUOS OU DE DETERMINADOS POVOS EM RELAÇÃO A OUTROS.
TODAS AS PESSOAS TEM CULTURA ? EXPLIQUE
DOIS CONCEITOS E SUAS DEFINIÇÕES
OS SIGNIFICADOS DE CULTURA
O EMPREGO DA PALAVRA CULTURA, NO COTIDIANO, É OBJETO DE ESTUDO DE DIVERSAS CIÊNCIAS SOCIAIS. FÉLIX GUATTARI, REUNIU OS DIFERENTES SIGNIFICADOS DE "CULTURA" CULTURA-VALOR, CULTURA-ALMA COLETIVA E CULTURA-MERCADORIA.
CULTURA-VALOR É O SENTIDO MAIS ANTIGO E PARECE CLARAMENTE NA IDEIA DE "CULTIVAR O ESPIRITO". É O QUE PERMITE ESTABELECER A DIFERENÇA ENTRE QUEM TEM CULTURA E QUEM NÃO TEM OU DETERMINAR POR EXEMPLO, QUEM TEM OU NÃO CULTURA CLÁSSICA, ARTÍSTICA OU CIENTÍFICA.
CULTURA-ALMA COLETIVA, É SINÔNIMO DE "CIVILIZAÇÃO". ELE EXPRESSA A IDEIA DE QUE TODAS AS PESSOAS, GRUPOS E POVOS TÊM CULTURA E IDENTIDADE CULTURAL. CULTURA NEGRA, CULTURA CHINESA, CULTURA MARGINAL.
CULTURA-MERCADORIA, CORRESPONDE À "CULTURA DE MASSA". NESSA CONCEPÇÃO, CULTURA COMPREENDE BENS OU EQUIPAMENTOS, OS CINEMAS, AS BIBLIOTECAS À DISPOSIÇÃO DE QUEM QUER E PODE COMPRÁ-LOS, OU SEJA, QUE ESTÃO DISPONÍVEIS NO MERCADO.
AS TRÊS CONCEPÇÕES DE CULTURA ESTÃO PRESENTES EM NOSSO DIA A DIA, MARCANDO SEMPRE UMA DIFERENÇA BASTANTE CLARA ENTRE AS PESSOAS, SEJA NO SENTIDO MAIS ELITISTA, SEJA NO SENTIDO DE IDENTIFICAÇÃO COM ALGUM GRUPO ESPECÍFICO, SEJA AINDA EM RELAÇÃO À POSSIBILIDADE DE CONSUMIR BENS CULTURAIS.
Nenhum comentário:
Postar um comentário