As Desigualdades Sociais No Brasil
-Os Índios
Analisando historicamente a questão das desigualdades sociais no Brasil, quando os portugueses chegaram aqui, eles viam os indígenas como uma raça inferior, sem alma e menos capazes.
-Escravidão
Depois houve a introdução do trabalho escravo negro, milhares de africanos foram trazidos até o Brasil para serem escravos e trabalharem em condições terríveis, ainda hoje seus decentes sofrem preconceito por serem negros.
-Imigrantes Europeus
Em meados do século XIX, quando a pratica do trabalho escravo estava no seu fim, até o início do século XX, incentivou-se a vinda de imigrantes europeus, na maioria para trabalhar nas lavouras de café. Muitos vieram para o Brasil tentar uma vida nova com melhores condições de trabalho, mas acabaram achando condições de trabalho semi servis nas fazendas de café. Em muitos casos, a família inteira trabalhava e não recebia sua remuneração em dinheiro, apenas comida, moradia e outros tipos de pagamentos.
-Revolução Industrial
A medida em que as cidades e industrias brasileiras se expandiam, novos contingentes populacionais foram absorvidos pelo mercado de trabalho nas cidades. Esse processo se iniciou no começo do século XX, acelerando-se na década de 1950. Criou-se assim um proletariado industrial, muitos trabalhadores das áreas rurais vieram para a cidade atrás de exercer as mais diversas atividades : empregados do comércio, bancários, trabalhadores de construção civil, entregadores, empregados domésticos, vendedores ambulantes, etc.
-Exodo Rural
Com a revolução industrial, houve um grande crescimento nas cidades e um esvaziamento progressivo da zona rural. Como nem toda a força de trabalho foi absorvida pela indústria , foi-se constituindo uma grande massa de desempregados, de semi ocupados que viviam e vivem as margens do sistema produtivo capitalista.
Hoje em dia, com os avanços da tecnologia, as pessoas que eram desempregadas continuam por serem considerados mão de obra desqualificada. É ela que evidencia como o processo de desenvolvimento do capitalismo no Brasil foi criando as desigualdades, que aparecem na forma de miséria e pobreza crescentes, sendo cada vez mais difícil a superação dessa situação.
Além da fome, nos defrontamos com outros indicadores da desigualdade social no Brasil, sendo um dos países com mais desigualdades no mundo, além das desigualdades entre as classes sociais , existem diferenças entre homens e mulheres, brancos e negros, etc.
A desigualdade não se traduz só em fome e miséria, mas também em condições precárias de saúde, de habitação, de educação, enfim, em uma situação desumana, que demonstra que mesmo com o crescimento da produção agrícola e industrial e o setor de comércio , mesmo gerando riquezas, eles não são distribuídos de modo que beneficie todos os brasileiros de forma igual.
Nenhum comentário:
Postar um comentário