quinta-feira, 3 de abril de 2014

DEMOCRACIA, REPRESENTAÇÃO E PARTIDOS POLÍTICOS

DEMOCRACIA, REPRESENTAÇÃO E PARTIDOS POLÍTICOS



                            As diversas formas que o Estado assumiu na sociedade capitalista estiveram ligadas à concepção de soberania popular, que é a base da democracia. Na época do liberalismo clássico, somente o homem adulto economicamente independente tinha instrução e era considerado capaz de discernimento para tomar decisões políticas. Tomemos como exemplo a Inglaterra, a pátria do parlamentarismo e da democracia moderna, somente 2% tinha direito de voto,  em 1832 somente 5% tinha este direito e as mulheres somente puderam votar em 1928.
                          O pensador francês Benjamim Constant afirmava que as pessoas condenadas pela penúria ao trabalho diário e a uma situação de eterna dependência não estavam mais bem informadas acerca dos assuntos públicos que uma criança. por isso, não podiam desfrutar o direito eleitoral. era necessário ter o tempo livre indispensável para adquirir os conhecimentos e os critérios justos. Edmund Burke, afirmava que somente uma elite tinha o grau de racionalidade e de capacidade analítica necessária para compreender o que convinha ao bem comum. Essas ideias ainda estão presentes nos dias de hoje, quando se afirma que o povo não sabe votar, a ação e o discurso contra a presença de trabalhadores no parlamento ou em cargos executivos, é algo muito antigo, mas está presente na sociedade contemporânea e no Brasil. No início do Estado liberal a ideia de partido era inaceitável, pois se considerava que o parlamento devia ter unidade  de formação e pensamento, não comportava divisões ou "partes". somente quando outros setores da sociedade começaram a lutar por participação na vida política institucional, principalmente os trabalhadores organizados, os partidos políticos começaram  a aparecer  e a defender interesses diferentes(mudar ou manter a situação).
                         O sociólogo Boaventura de souza Santos afirma que a democracia representativa é considerada internacionalmente o único regime político legítimo. mas existem sinais de que os regimes democráticos, nos últimos anos, traíram as expectativas da maioria da população, principalmente das classes populares, ex a corrupção que serve para enriquecer os governantes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário