quarta-feira, 12 de março de 2014

A PRODUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO

“CADA DIA A NATUREZA PRODUZ O SUFICIENTE PARA NOSSA CARÊNCIA. SE CADA UM TOMASSE O QUE LHE FOSSE NECESSÁRIO, NÃO HAVIA POBREZA NO MUNDO E NINGUÉM MORRERIA DE FOME” Mahtma Gandhi

SOCIOLOGIA JG 2014
1º ANOS
A PRODUÇÃO SOCIAL DO CONHECIMENTO
Todo conhecimento se desenvolve socialmente. Se quisermos conhecer e compreender como pensavam as pessoas de determinada época, precisamos saber em que meio social elas viveram. Os indivíduos, grupos e classes pensam de determinada forma, por que explicam a sociedade deste ou daquele ponto de vista, precisamos entender como os membros dessas sociedades se organizaram e se organizam para suprir suas necessidades, relacionar-se e discutir as questões que envolvem as relações sociais, as normas, os valores, os costumes, as tradições e religiosidade.



Na maioria das sociedades, há indivíduos e grupos que defendem a manutenção da situação existente, o statu quo, porque este atende a seus interesses. Há pessoas, entretanto, que querem mudar a situação existente, pois não pensam que a sociedade à qual pertencem é boa para elas e para os outros.  Aqueles que querem manter a situação existente normalmente são os que detêm o poder na sociedade; aqueles que lutam para mudá-la são os que estão em situação subalterna. Além do conflito no campo político e econômico, há um conflito de ideias entre os diferentes grupos sociais.



A sociologia é uma dessas formas de conhecimento, resultado das condições sociais, econômicas e políticas do tempo em que se desenvolveu. Ela nasceu em resposta à necessidade de explicar e entender as transformações que começaram a ocorrer no mundo ocidental entre o final do século XVIII e XIX. A produção de alimentos e de objetos artesanais, que se concentrava no campo, passou a se deslocar para as cidades, onde começavam a se desenvolver as indústrias. Essa mudança desencadeou importantes transformações no modo de vida dos diferentes grupos sociais, afetando as relações familiares e do trabalho. Aos poucos, as normas e valores se estruturariam em novas bases, menos religiosas, estimulando o desenvolvimento de novas ideias.


Grandes transformações na política impulsionadas por movimentos como os da independência dos EUA e da Revolução Francesa. Entre o final do século XIX e início do século XX, os estudiosos que mais iriam influenciar o posterior desenvolvimento da sociologia concentravam-se fundamentalmente em três países: França, Alemanha e Estados Unidos. No decorrer do século XX, a sociologia tornou-se uma disciplina mundialmente reconhecida. No Brasil, a sociologia tem alcançado uma visibilidade muito grande.


Nenhum comentário:

Postar um comentário