quarta-feira, 12 de março de 2014

A SOCIEDADE DOS INDIVÍDUOS

A SOCIEDADE DOS INDIVÍDUOS
O que vem primeiro, o indivíduo ou a sociedade? Os indivíduos moldam a sociedade ou a sociedade moldam os indivíduos? Podemos dizer que indivíduos e sociedade fazem parte da mesma trama.
Nós seres humanos, nascemos e passamos nossa existência em sociedade porque necessitamos  uns dos outros para viver.  Então não temos autonomia? Dispomos de liberdade para  decidir e agir? Até que ponto somos condicionados pela sociedade? E nos podemos mudar a sociedade?....
O INDIVÍDUO, SUA HISTÓRIA E A SOCIEDADE
O indivíduo nunca teve tanta importância nas sociedades  como nos dias de hoje. Nos povos antigos pouco valor se dava à pessoa única, ele pertencia  ao grupo (família, clã).
A ideia de indivíduo começou a ganhar força no século XVI, com a reforma protestante. A reforma definia o ser humano como um ser criado à imagem e semelhança de Deus. Com o desenvolvimento do capitalismo e do pensamento liberal, a ideia de indivíduo  e  pensamento liberal , a ideia de individualismo  firmou-se definitivamente, pois  colocava a felicidade humana no centro das atenções.
NOSSAS ESCOLHAS, SEUS LIMITES E REPERCUSÕES
Quando nascemos, já encontramos prontos valores, normas, costumes e práticas sociais. Também encontramos uma forma de produção da vida material que segue determinados parâmetros.
A vida em sociedade é possível, portanto, porque as pessoas falam a mesma  língua, são julgadas por determinadas  leis comuns, usam a mesma moeda, etc.
O fundamental é entender que o individual, o que é de cada um , e o comum não estão separados.
Assim o indivíduo está de alguma maneira condicionado por decisões e escolhas que ocorrem fora de seu alcance, em outros níveis  da sociedade. As decisões que a pessoa toma a conduzem a diferentes direções na vida. Desde o nascimento, estamos  presos às relações  que foram estabelecidas  antes de nós e que existem e se estruturam durante a vida.
DAS QUESTÕES INDIVIDUAIS  ÀS QUESTÕES SOCIAIS
Podemos chamar de questões sociais alguns problemas que vão além de nosso dia a dia como indivíduos, que não dizem respeito somente a nossa vida privada, mas estão ligados  à estrutura de uma ou de várias sociedades . existem também situações que afetam o cotidiano das pessoas e que são ocasionadas por acontecimentos que atingem a maioria dos países: ex. crise de 29 e o 11 de setembro. Podemos perceber assim, que acontecimentos completamente independentes de nossa vontade nos atingem fortemente. Essas situações afetam as relações políticas, econômicas e financeiras de todos os países.

Tomar uma decisão é algo individual e social ao mesmo tempo, sendo impossível separar esses planos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário