quarta-feira, 12 de março de 2014

PODER, POLÍTICA E ESTADO

PODER, POLÍTICA E ESTADO

Como surgiu o Estado Moderno

O Estado moderno surgiu da desintegração do mundo feudal e das relações políticas até então dominantes na Europa. Esse tipo de dominação foi pouco a pouca sendo minado pelas revoltas sociais do camponeses, pela recusa ao pagamento de impostos feudais e pelo crescimento das cidades e do comércio, que apressaram a desagregação dos feudos. A partir do século XIV, ocorreu um processo de centralização e concentração, das forças armadas, da cobrança de impostos e um corpo burocrático para administrar o patrimônio público.

O Estado absolutista

Surgindo no contexto da expansão do mercantilismo, o estado absolutista foi implantado primeiro em Portugal no final do século XIV. Assumindo o controle das atividades econômicas, o Estado intervinha nas concessões dos monopólios. Fixava preços e tarifas, administrava a moeda e os metais preciosos. O Estado absolutista assumia também a responsabilidade de centralizar e praticar a justiça e de cuidar do contingente militar, criando exércitos profissionais. O absolutismo colocou frente a frente os interesses dos estamentos feudais dominantes e os da burguesia, classe em ascensão (justiça, administração patrimônio publico e econômico).
O Estado Liberal

O liberalismo emergiu no século XVIII como reação ao absolutismo tem como valores primordiais o individualismo, a liberdade e a propriedade privada e é adversário da concentração do poder pelo Estado. Os resquícios feudais foram sendo extintos, enquanto o capital industrial se implantava e o trabalho assalariado tornava-se fundamental para o desenvolvimento da indústria. Com o Estado liberal, estabeleceu-se a separação entre o público e o privado. De acordo com o pensamento liberal, o estado não deve intervir nas atividades econômicas. A plena liberdade para a produção a circulação de mercadorias garantiria, conforme o pensamento liberal a paz mundial. A concentração ficou tão grande e o capital na mão de tão poucos que a concorrência passou a ser entre países, e não mais só entre empresas dando inicio a primeira guerra mundial.
Os Estados nacionais no século XX

O Estado fascista foi organizado nas décadas de 1920 e 1930, primeiro na Itália e depois na Alemanha . O estado soviético decorreu da primeira experiência socialista, iniciada em 1917, na Rússia. No estado fascista, a participação política significava plena adesão ao regime e a seu líder máximo, ou seja, ninguém podia fazer qualquer crítica ou oposição ao governo. Na Rússia camponeses, operários e soldados, desde que fossem organizados no interior do partido Comunista. Essas duas forças se políticas se confrontaram durante a segunda guerra mundial. A URSS organizava-se como um Estado planificado e centralizado, estavam ligados ao partido comunista, toda participação política era nesse partido.
O Estado do bem estar social
O bloco dos países capitalistas, após a segunda guerra mundial tentou reconstruir a economia ocidental sob novas bases. O Estado do bem estar social tinha como finalidade e característica básica a intervenção  estatal nas atividades econômicas, regulando-as, subsidiando-as executando grandes investimentos e obras, redistribuindo, visando sempre, pelo menos teoricamente, ao bem estar da maioria da população. Os capitalistas modernos propunham moradia digna, educação básica pública, assistência à saúde, transporte coletivo, lazer, trabalho e salário, seguro desemprego, enfim, um mínimo de bem estar econômico e social.
Em quanto isso, nos países periféricos, como os da America Latina, o que se viu foi uma variedades de formas governamentais, entre as quais as ditaduras que se implantavam por meio de golpes militares.


EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS ESTES DOIS TEXTOS:
“SÓ O PODER SOBRE O CONJUNTO DOS ASPECTOS DA VIDA ESTARÁ A ALTURA DA CONSTRUÇÃO DE UM MUNDO SEM DINHEIRO E SEM TRABALHO. SÓ O TOTAL REODENAMENTO DO TERRITÓRIO SOCIAL ATUALMENTE COLONIZADO PELA MERCADORIA, É ATIVIDADE DIGNA DE HOMENS LIVRES”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário