segunda-feira, 25 de março de 2013

IDEOLOGIA

IDEOLOGIA

                  A ideologia não significa mais o que por sua etimologia deveria significar; isto é, o estudo das ideias. Passou a significar coisa bem diferente e a ter uma figura negativa e pejorativa.
ideologia pode significar:
1) O estudo das ideias(sentido etimológico).
2) conjunto de ideias, valores, maneira de sentir e pensar de pessoas e grupos(sentido positivo).
3) ideias erradas, incompletas, distorcidas, falsas sobre fatos e a realidade(sentido crítico, ou negativo).
                 Nós só vamos usar a palavra ideologia no último sentido, como uma maneira errada de ver as coisas.
                Para entender isso, é preciso ver como nós ficamos sabendo das coisas e quem é que nos diz as coisas. É preciso ver se aqueles que nos dizem as coisas não nos dizem apenas metade das coisas, ou só um jeito de ver as coisas.
               Você já pensou por que você acha que é o que é?
               Quem ensinou para você as palavras? a escrita? etc.
               Nós somos em grande parte, o que os outros nos dizem, ou acham que somos. e a medida que vamos incorporando e aceitando as coisas vamos formando nossa identidade.
              Nós podemos também refletir, tomar consciência do processo de como a gente é o que é, e tentar mudar. mas em grande parte nós ficamos condicionados à influência dos outros(inclusive a definição das coisas que os outros nos deram).
              Você acha que todas as definições, todas as explicações das coisas são dadas sempre com sinceridade, procurando sempre dizer a verdade e toda a verdade?
             Será que por trás das coisas, atrás das explicações que as pessoas dão das coisas, não há algum interesse em esconder algo, em acentuar alguns aspectos e diminuir outros?
             Pois é isso que precisamos descobrir. Quem é inteligente e vivo fica sempre de olho para descobrir como as pessoas, se não chegam a mentir de fato, ao menos dizem apenas parte da verdade.
             Vamos dar alguns exemplos:
             Rico é aquela pessoa que soube poupar. Você acha que isso é verdade? Todos os ricos são pessoas que pouparam?
             Você pode facilmente descobrir que rico é aquele que ganha muito dinheiro. se você ganha o salário mínimo, pode poupar  quanto quiser que não acaba rico nunca. Examinado melhor, a gente vai ver que grandes ricos, mesmo, são aqueles que são donos de fábricas e terras, que enriqueceram em grande parte com trabalho dos outros.
             Mas por que. então, se insiste tanto em que se deve poupar, a tal ponto que algumas pessoas acabam acreditando que é poupando que a gente fica rico?
            Primeiro, para dar uma explicação para as pessoas que tem pouco, que são pobres por que não pouparam. Ai elas ficam bem quietas e ficam sabendo que a culpa é delas mesmas.
           Segundo, para que elas, apesar de pouco que tenham, ainda façam, assim ao menos, uma poupança, pois pela sua poupança muitos vão enriquecer, principalmente os donos dos bancos, cadernetas de poupança, etc.
            Outra frase é: "Quem trabalha mais e melhor ganha mais", ganhando o salario mínimo pode-se dobrar as horas de trabalho mas mesmo assim não ganhará muito mais.
            Se você abrir um jornal, qualquer jornal, vai ver imediatamente muitas meias verdades, em cada página. os jornais publicam só o que querem e onde querem. o problema é que o jornal, conforme sua ideologia, seleciona o que quer, combina com o que quer e publica o que quer. E nós saímos acreditando que o jornal diz toda verdade...
             Você se perguntou se você pensa que é, porque os outros lhe botaram isso na cabeça?
             Quem deu a definição de você mesmo para você?
            Há muita gente que não sabe quem são seus pais "ideológicos", só com muita reflexão e consciência crítica você será realmente você; você será livre, você saberá por que é assim, e essa verdade o libertará.
             Você já conversou com algum favelado? se você tentar descobrir o que ele pensa dele, vai ver que a imagem que ele tem de si mesmo é bastante negativa. será que isso é verdade mesmo?  se você consegue convencer alguém de que ele não presta, vale menos, é ignorante etc... você pode dominar totalmente essa pessoa , pois ela já tá dominada "na alma", na "consciência". Essa pessoa assim definida e convencida nunca mais vai dar trabalho as outras pessoas.
              Através da linguagem e da comunicação, que também são produções históricas, são transmitidas significados, representações e valores existentes em determinados grupos: é a ideologia do grupo. A reprodução ideológica se manieta através de representações que a pessoa elabora sobre si mesma, sobre outras pessoas, a sociedade, a realidade, enfim, sobre tudo aquilo a que implícita  ou explicitamente são atribuídos valores: certo-errado, bom-mau, verdadeiro-falso
             A ideologia está presente na superestrutura, que são as instituições políticas, jurídicas, morais. Já no plano psicológico individual, as ideologias se reproduzem em função da história da vida e da inserção específica de cada pessoa.
             No plano pessoal, o indivíduo pode se tornar consciente ao detectar as contradições entre representações que existem na sociedade ou no plano superestrutural, e as atividades específicas que ele desempenha na produção  de sua vida material.
             Há uma dominação ideológica que se dá em plano sociológico e ela é detectada pela análise das relações  existentes entre classes sociais. A dominação ideológica que se dá no plano individual é detectada na analise das instituições que prescrevem os papéis sociais, as funções de cada pessoa, e acabam determinações históricas que os tornaram membros de um mesmo grupo
            O processo de conscientização se desencadeia  tanto no nível de consciência pessoal como em nível de consciência de classe. A consciência de classe é um processo grupal e se manifesta quando indivíduos conscientes de si se percebem sujeitos das mesmas determinações históricas que os tornaram membros de um mesmo grupo. Isso pode levar a um processo de conscientização de si e conscientização social. De outro lado, o indivíduo consciente de si necessariamente tem também a consciência de pertencer a uma classe.
            Poderá existir um indivíduo consciente num grupo alienado, mas essa posição é dolorosa e não é sustentável por muito tempo. cedo ou tarde, ele precisará se decidir.
Livro Sociologia Crítica    Cap. 02   Pedrinho A. Guareschi

Nenhum comentário:

Postar um comentário